Painel de Indicadores

Anos: 2022, 2023, 2024
Meses: Jan, Fev, Mar
Instituições: IFFarroupilha
Indicadores: AEP_IFFAR, AEV_IFFAR, APILT_IFFAR, EXCLUIR, IND_DMAES_O1M1, IND_DMAES_O1M2, IND_DMAES_O1M3, IND_DMAES_O2M1, IND_DMAES_O3M1, IND_DMAES_O3M2, IND_DMAES_O4M1, IND_DMAES_O4M2, IND_DMAES_O4M3, IND_DMAES_O4M4, IND_DMAES_O5M1, IND_DMAES_O5M10, IND_DMAES_O5M2, IND_DMAES_O5M3, IND_DMAES_O5M4, IND_DMAES_O5M5, IND_DMAES_O5M6, IND_DMAES_O5M7, IND_DMAES_O5M8, IND_DMAES_O5M9, IND_DMAES_O6M1, IND_DMAES_O6M2, IND_DMAES_O6M3, IND_DMAES_O6M4, IND_DMAES_O6M5, IND_DMAES_O7M1, IND_DMAES_O7M10, IND_DMAES_O7M11, IND_DMAES_O7M12, IND_DMAES_O7M13, IND_DMAES_O7M14, IND_DMAES_O7M15, IND_DMAES_O7M16, IND_DMAES_O7M2, IND_DMAES_O7M3, IND_DMAES_O7M4, IND_DMAES_O7M5, IND_DMAES_O7M6, IND_DMAES_O7M7, IND_DMAES_O7M8, IND_DMAES_O7M9, IND_DMPCI_O1M1, IND_DMPCI_O1M2, IND_DMPCI_O1M3, IND_DMPCI_O1M4, IND_DMPCI_O2M1, IND_DMPCI_O2M2, IND_DMPCI_O3M1, IND_DMPIA_O1M1, IND_DMPIA_O1M2, IND_DMPIA_O1M3, IND_DMPIA_O1M4, IND_DMPIA_O1M5, IND_DMPIA_O2M1, IND_DMPIA_O2M10, IND_DMPIA_O2M11, IND_DMPIA_O2M2, IND_DMPIA_O2M3, IND_DMPIA_O2M4, IND_DMPIA_O2M5, IND_DMPIA_O2M6, IND_DMPIA_O2M7, IND_DMPIA_O2M8, IND_DMPIA_O2M9, IND_DMPIA_O3M1, IND_DMPIA_O3M2, IND_DMPIA_O4M1, IND_DMSFA_O1M1, IND_DMSFA_O2M1, IND_DMSFA_O2M2, IND_DMSFA_O2M3, IND_DMSFA_O2M4, IND_DMSFA_O2M5, IND_DMSFA_O3M1, IND_DMSFA_O3M2, NACTT_IFFAR, NAP_IFFAR, NEAHI, NEE_IFFAR, NPB_IFFAR, NSPP_IFFAR, NTAFPP_IFFAR, OAE_IFFAR, PAAE_IFFAR, PPA_IFFAR, SAE_IFFAR, TAFPPI_IFFAR, TAHI_IFFAR, TPTPI_IFFAR

Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: projeto, programa, evento, curso e prestação de serviço) executadas no âmbito de convênios, contratos e acordos institucionais.

Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: projeto, programa, curso, evento ou prestação de serviço) relacionadas à inclusão de população vulnerável.

Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de ativos de propriedade intelectual licenciados ou transferidos, até o fim do exercício anterior, em relação à totalidade dos produtos tecnológicos institucionais que resultaram em ativos de propriedade intelectual.

Desenvolver, no mínimo, 2 (duas) atividades de divulgação e promoção institucionais.

Aumentar em 5%, até 2022, o total de inscrições nos processos de seleção do IFFar (repactuar em 2022).

Ampliar em 100% a quantidade de vagas ofertadas para o ingresso de alunos, em consonância com os anseios da comunidade local/regional de cada unidade de ensino, até 2026.

Preencher 100% das vagas de primeira oferta nos processos seletivos do IFFar.

Oportunizar, anualmente, tempo e espaços de formação relacionados a liderança estudantil para 3% dos alunos.

Beneficiar, até 2022, no mínimo, 1.500 estudantes pela política de concessão de auxílios financeiros (repactuar em 2022).

Desenvolver a temática de promoção à saúde da comunidade discente, atingindo 100% dos alunos do IFFar anualmente.

Expandir o número de unidades do IFFar para 12 (doze) campi e 3 (três) campi avançados (tipologia 40/26).

Desenvolver, no mínimo, anualmente, 2 (duas) estratégias de comunicação com a sociedade.

Divulgar, anualmente, 100% dos resultados dos projetos e ações desenvolvidos pela instituição no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Ampliar, anualmente, em 5%, as parcerias de cada unidade com os setores público e privado, estabelecidas via convênio, projeto ou outro instrumento formal, com vista ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e à maior interação entre estudantes e sociedade

Revisar 100% dos PPCs do IFFar, no intuito de qualificar os currículos e implantar a curricularização da pesquisa e extensão, até 2023.

Incluir nos Processos Autoavaliativos do IFFar os cursos de todos os níveis e modalidades de ensino ofertados pelo IFFar.

Ampliar as ações de qualificação da formação inicial e continuada de professores da educação básica, com a criação de 1 (um) programa de formação continuada para professores e técnicos-administrativos das redes públicas estadual e municipais em cada campus, envolvendo os cursos de licenciatura do IFFar.

Mobilidade anual de, no mínimo, 1% dos alunos matriculados entre os campi do IFFar e com outras instituições no Brasil e no exterior.

Ofertar, no mínimo, 1 (uma) língua estrangeira extracurricular, anualmente, por campus.

Promover a participação de, no mínimo, 50% dos alunos do IFFar em eventos científicos, a cada ano.

Ampliar em, no mínimo, 5%, anualmente, o número de projetos voltados à pesquisa, extensão e inovação, com foco no desenvolvimento local e regional.

Realizar, no mínimo, 2 (duas) ações/programas, anualmente, voltados ao empreendedorismo, com foco no desenvolvimento local e regional.

Ofertar, no mínimo, 1 (um) curso de pós-graduação lato sensu por campus e 3 (três) cursos stricto sensu no IFFar, até 2026.

Acompanhar e monitorar, no mínimo, 10% dos egressos por meio do Programa de Acompanhamento de Egressos.

Verticalizar o ensino em todos os eixos/áreas ofertados no âmbito do IFFar.

Reservar, no mínimo, 50% das vagas para os cursos técnicos de nível médio em todos os campi do IFFar, com a inclusão de pelo menos 2 (dois) cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Ofertar, no mínimo, 10% das vagas em cursos PROEJA, conforme prevê o Decreto Nº 5.840/06, entre os quais pelo menos 1 (um) curso EJA/EPT (PROEJA) Técnico Integrado ao Ensino Médio em todos os campi e 1 (um) curso EJA /EPT (Proeja) FIC em todos os campi, como possibilidade de ingresso ao Ensino Médio.

Ofertar, no mínimo, 20% das vagas em cursos de formação de professores em todos os campi do IFFar, com a inclusão de pelo menos 2 (dois) cursos de licenciatura e/ou formação pedagógica em todos os campi.

Ampliar a oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), incluindo, no mínimo, 1 (um) curso técnico por campus e 5 (cinco) cursos superiores no IFFar.

Reduzir o índice de evasão dos cursos técnicos integrados de 9,4% para 5%, até 2026.

Reduzir o índice de retenção dos cursos superiores de tecnologia de 8,71% para 6,5%, até 2026.

Reduzir do índice de evasão dos cursos superiores de bacharelado de 8,8% para 5%, até 2026.

Reduzir o índice de retenção dos cursos superiores de bacharelado de 23,7% para 18%, até 2026.

Reduzir o índice de evasão dos cursos EaD de 36,3% para 23%, até 2026.

Reduzir o índice de retenção dos cursos EaD de 5,19% para 4,5%, até 2026.

Reduzir o índice de evasão dos cursos de Pós-Graduação de 12 % para 8%, até 2026.

Realizar as ações de assistência e inclusão necessárias à permanência de 90% dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, até 2026.

Reduzir o índice de retenção dos cursos técnicos integrados de 6,79% para 4,5%, até 2026.

Reduzir o índice de evasão dos cursos técnicos subsequentes de 32,3% para 21%, até 2026.

Meta 4: Reduzir o índice de retenção dos cursos técnicos subsequentes de 6,89% para 5,5%, até 2026.

Reduzir o índice de evasão dos cursos técnicos PROEJA de 20,2% para 13%, até 2026.

Reduzir o índice de retenção dos cursos técnicos PROEJA de 7,93% para 6%, até 2026.

Reduzir o índice de evasão dos cursos superiores de licenciatura de 20,3% para 13%, até 2026.

Reduzir o índice de retenção dos cursos superiores de licenciatura de 13,20% para 9%, até 2026.

Reduzir o índice de evasão dos cursos superiores de tecnologia de 21,6% para 14%, até 2026.

Centralizar na Reitoria do IFFar 100% da gerência da análise, do desenvolvimento e da manutenção de soluções de software para a instituição.

Padronizar 100% dos softwares utilizados nas atividades administrativas (softwares de escritório), de ensino, de pesquisa e de extensão.

Proporcionar autonomia da instituição no que tange à análise, ao desenvolvimento e à implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), com atendimento interno de 100% dos chamados.

Uniformizar os formulários institucionais e adotar padrões abertos para publicação.

Ampliar em 10% o total das atividades institucionais de divulgação e promoção, até 2023.

Dim Processos Internos Obj Estratégico 2 Meta 2

Realizar, até 2023, 25% do dimensionamento e mapeamento dos processos organizacionais do IFFar.

Meta 1: Reservar, no mínimo, 1% do recurso anual de custeio da instituição para a qualificação de servidores em nível de pós-graduação stricto sensu.

Meta 2: Reservar, no mínimo, 1% do recurso anual de custeio da instituição para a qualificação de servidores em ensino médio, graduação e pós-graduação.

Meta 3: Possibilitar, anualmente, a 70% dos servidores do IFFar a participação em cursos/eventos de capacitação.

Meta 4: Aumento de 5%, até 2022, do número de projetos de pesquisa e extensão vinculados a servidores técnico administrativos.

Meta 5: Desenvolver, anualmente, ações voltadas à promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar, atingindo 70% dos servidores.

Garantir, no orçamento das unidades, recursos para as atividades de manutenção de infraestrutura física e maquinários.

Desenvolver, anualmente, 22 ações de prevenção e acompanhamento do desempenho das edificações.

Tornar 100% da estrutura física do IFFar condizente com as questões de acessibilidade e Inclusão.

Implantar o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) em 100% das unidades.

Adequar 100% das unidades às exigências de licenciamento ambiental.

Expandir a infraestrutura física para equalização das condições de atendimento aos discentes.

Concluir, até 2023, 100% das obras paralisadas.

Reduzir os custos de manutenção da frota de veículos em 5% (anualmente).

Garantir, no orçamento de cada unidade, recursos para a aquisição e manutenção de máquinas.

Implantar segurança e vídeo-monitoramento em 100% das unidades.

Aderir a, no mínimo, 1 (um) catálogo de biblioteca digital.

Atualizar, até 2022, 30% da infraestrutura didático-pedagógica, física e lógica de TI.

Atualizar, até 2022, 30% da infraestrutura administrativa física e lógica de TI.

Implantar Plano Diretor em 100% das unidades do IFFar.

Implantação da Política Ambiental do IFFar, até 2026.

Ampliar em 100% o total de projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável, até 2026.

Ampliar em 50% o número de projetos financiados com recursos externos.

Realizar estudo de viabilidade para constituição de fundação destinada ao desenvolvimento de projetos de ensino/pesquisa/extensão.

Promover a criação de produtos e tecnologias na instituição, em decorrência do processo pedagógico, e promoção de seu aproveitamento.

Cumprir integralmente a legislação para aquisição de alimentos da agricultura familiar

Equalizar a infraestrutura física entre as unidades de ensino do IFFar, em percentual de 80%, no mínimo, com base nas diferentes tipologias de campus (Pré-Expansão, Expansão I, Expansão II e Expansão III).

Aplicar pesquisa de satisfação acerca da temática governança, visando um retorno positivo de 75% do universo de participantes, até 2022.

Este indicador tem como objetivo quantificar o total de acordos e contratos que geraram transferência de tecnologia e/ou know how para a comunidade (local, regional e nacional).

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.

Este indicador tem como objetivo mensurar a totalidade de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos ambientes promotores de inovação (parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos habitats de inovação (incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc.).

Mensurar a porcentagem de estudantes envolvidos em ações de extensão, independente da modalidade (projeto, programa, evento, curso e prestação de serviço).

Este indicador tem como objetivo quantificar o número de artigos, livros, capítulo de livros e trabalhos de congresso publicados pelos servidores, no ano anterior, como referência.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de servidores e servidoras envolvidos em projetos de pesquisa (aplicada e básica), seja como coordenador, orientador, coorientador ou membro da equipe de projeto registrado. A participação do servidor em projetos deverá ser contabilizada uma única vez, independente do quantitativo de projetos que ele participe.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, provenientes das ações afirmativas da Instituição, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.

Mensurar o percentual de recurso financeiro anual destinado para o desenvolvimento de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço).

Mensurar a quantidade de pessoas atendidas por ações de extensão, independentemente da modalidade (projeto, programa, evento, curso e prestação de serviço), e se foi de forma direta ou indireta.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvidos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como pressupõe o inciso VIII do Art. 6° da Lei 11.892/2008, que especifica, como finalidade e característica dos Institutos Federais, “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico”.

Mensurar a porcentagem de servidores(as) envolvidos em ações de extensão, independentemente da modalidade (projeto, programa, evento, curso e prestação de serviço) e do tipo de participação na equipe executora (membro, orientação, coordenação ou coorientação).

Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de recurso financeiro investido, oriundo de custeio e capital, para o desenvolvimento de pesquisas aprovadas em editais institucionais, na pós-graduação e no ecossistema de inovação, em relação ao orçamento total de capital e custeio da Instituição.

Este indicador tem como objetivo quantificar o total de ambientes promotores de inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e habitats de inovação (exemplo: incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc.).

Este indicador tem como objetivo quantificar o total de produtos e processos tecnológicos que geraram depósitos de patentes de inovação ou modelo de utilidade e registros de marca; desenho industrial; cultivar; topografia de circuitos; programa de computador; organismos geneticamente modificados.