Painel de Indicadores

Anos: 2022, 2023, 2024
Meses: Jan, Fev, Mar
Instituições: IFAL
Indicadores: %AEP, %AEV, ALIMENTACAO_GRATUITA, %APILT, ATENDIMENTOS_ASSISTENCIA, AUXILIOS_BOLSAS, CAPTACAO_RECURSOS, CLIMA_ORGANIZACIONAL, COLEGIADOS, COMUNICACAO, CONCAMP, CONCLUSAO, DISCENTES_PROJETOS, DOCENTES_PROJETOS, EFICACIA_ORCAMENTO, EFICIENCIA, EMPRESAS_JR, EVASAO, INCUBADORAS, IQCD, IQCTA, MUNICÍPIOS, NACTT, %NAP, NAPNE, NEABI, NEAHI, %NEE, NPB, %NS, %NSE, %NTAFPP, %OAE, OBRAS, PAAE, PARCERIAS, PDP, PDTIC, PEIPE, %PPA, PROCESSO_ELETRONICO, PROJETOS_ENSINO, PROJETOS_EXTENSAO, PROPRIEDADE_INTELECTUAL, RETENCAO, SERVIDORES_AFASTADOS, SUSTENTABILIDADE, TAES_PROJETOS, %TAFPPI, TAHI, TPTPI

Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: projeto, programa, evento, curso e prestação de serviço) executadas no âmbito de convênios, contratos e acordos institucionais.

Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: projeto, programa, curso, evento ou prestação de serviço) relacionadas à inclusão de população vulnerável.

Medir o percentual dos campi que ofertam alimentação gratuita para estudantes da Educação Básica.

Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de ativos de propriedade intelectual licenciados ou transferidos, até o fim do exercício anterior, em relação à totalidade dos produtos tecnológicos institucionais que resultaram em ativos de propriedade intelectual.

Medir o percentual de discentes que foram atendidos pelo menos uma vez por algum profissional da Assistência Estudantil.

Medir o percentual de alunos contemplados com auxílios/bolsas da Assistência Estudantil em relação aos alunos elegíveis.

Medir o crescimento da captação de recursos externos à Lei Orçamentária.

Medir o nível de satisfação dos servidores do Ifal com o clima organizacional (trabalho em equipe, motivação, relacionamento interpessoal, infraestrutura, valorização, entre outros).

Medir o percentual das reuniões previstas em regulamentação própria para os colegiados estratégicos (Conselho Superior, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Colégio de Dirigentes e Conselhos de Campi) que foram efetivamente realizadas.

Medir o grau de satisfação do público estratégico do Ifal (discentes, docentes e técnico-administrativos, todos com pesos iguais) com a comunicação.

Monitorar a implantação e regulamentação dos Conselhos de Campus (Concamp), instâncias descentralizadas para democratizar a tomada de decisão nas políticas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e administração geral nos Campi.

Medir o percentual de concluintes num Ciclo de Matrícula (acrescido de 1 ano)

Medir o percentual de discentes envolvidos (bolsistas e voluntários) em programas e/ou projetos e/ou ações de ensino, pesquisa ou extensão.

Medir o percentual de docentes (bolsistas e voluntários) envolvidos em programas e/ou projetos e/ou ações de ensino, pesquisa ou extensão.

Medir a eficácia da execução orçamentária. Fórmula: (indicador de equilíbrio + indicador de execução + indicador de autonomia + indicador de efetividade) / 4

Medir o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito dentro do Ciclo de Matrícula (+ 1 ano), acrescido de uma projeção dos alunos retidos que poderão concluir o curso.

Medir o desempenho do Ifal quanto à instituição de novas empresas juniores.

Medir o percentual de evadidos em um Ciclo de Matrícula (acrescido de 1 ano).

Medir o desempenho do Ifal quanto à instituição de novas empresas incubadas.

Medir o nível de qualificação dos docentes do Ifal.

Medir o nível de qualificação dos técnico-administrativos do Ifal.

Apresentar o desempenho do Ifal quanto ao alcance de municípios atendidos.

Este indicador tem como objetivo quantificar o total de acordos e contratos que geraram transferência de tecnologia e/ou know how para a comunidade (local, regional e nacional).

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.

Monitorar a implantação das salas dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE ́s) devidamente equipadas.

Monitorar a implantação dos Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI ́s) nos Campi.

Este indicador tem como objetivo mensurar a totalidade de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos ambientes promotores de inovação (parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos habitats de inovação (incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc.).

Mensurar a porcentagem de estudantes envolvidos em ações de extensão, independente da modalidade (projeto, programa, evento, curso e prestação de serviço).

Este indicador tem como objetivo quantificar o número de artigos, livros, capítulo de livros e trabalhos de congresso publicados pelos servidores, no ano anterior, como referência.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de servidores e servidoras envolvidos em projetos de pesquisa (aplicada e básica), seja como coordenador, orientador, co-orientador ou membro da equipe de projeto registrado. A participação do servidor em projetos deverá ser contabilizada uma única vez, independente do quantitativo de projetos que ele participe.

Mensurar a porcentagem de servidores(as) envolvidos em ações de extensão, independentemente da modalidade (projeto, programa, evento, curso e prestação de serviço) e do tipo de participação na equipe executora (membro, orientação, coordenação ou coorientação).

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico (integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto sensu, provenientes das ações afirmativas da Instituição, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior.

Mensurar o percentual de recurso financeiro anual destinado para o desenvolvimento de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço).

Monitorar a entrega à comunidade das obras (construções e reformas) planejadas no PDI.

Mensurar a quantidade de pessoas atendidas por ações de extensão, independentemente da modalidade (projeto, programa, evento, curso e prestação de serviço), e se foi de forma direta ou indireta.

Medir a efetividade das parcerias firmadas pelo Ifal.

Monitorar a execução das ações dispostas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do ano vigente.

Monitorar a execução das ações do PDTIC - Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (documento bianual).

Monitorar a execução das ações do Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito-PEIPE.

Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvidos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como pres- supõe o inciso VIII do Art. 6° da Lei 11.892/2008, que especifica, como finalidade e característica dos Institutos Federais, “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico”.

Medir o percentual de processos que são criados com tramitação exclusivamente eletrônica.

Medir o percentual de projetos de ensino que se originaram de projetos de pesquisa e/ou extensão.

Medir o percentual de projetos de extensão que se originaram de projetos de ensino e/ou pesquisa.

Medir o desempenho do Ifal quanto às solicitações de propriedade intelectual no INPI.

Medir o percentual de retidos em um Ciclo de Matrícula (acrescido de 1 ano).

Medir o percentual de servidores que se encontram afastados por motivo de saúde.

Monitorar a execução das ações de sustentabilidade nas Unidades no IFAL.

Medir o percentual de técnico-administrativos (bolsistas e voluntários) envolvidos em programas e/ou projetos e/ou ações de pesquisa ou extensão.

Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de recurso financeiro investido, oriundo de custeio e capital, para o desenvolvimento de pesquisas aprovadas em editais institucionais, na pós-graduação e no ecossistema de inovação, em relação ao orçamento total de capital e custeio da Instituição.

Este indicador tem como objetivo quantificar o total de ambientes promotores de inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e habitats de inovação (exemplo: incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking etc.).

Este indicador tem como objetivo quantificar o total de produtos e processos tecnológicos que geraram depósitos de patentes de inovação ou modelo de utilidade e registros de marca; desenho industrial; cultivar; topografia de circuitos; programa de computador; organismos geneticamente modificados.