Painel de Indicadores

Anos: 2022, 2023, 2024
Meses: Jan, Fev, Mar
Instituições: CEFET-RJ
Indicadores: ACO1M1, APO1M1, APO1M2, APO2M1, APO2M2, APO2M3, APO3M1, APO3M2, APO3M3, APO4M1, AQO1M1, AQO2M1, BCO1M1, BCO2M1, CCO1M1, CIO1M1, DHO1M1, DHO2M1, ENO1M1, ENO1M2, ENO1M3, ENO1M4, ENO1M5, ENO2M1, ENO2M2, ENO2M3, ENO2M4, ENO3M1, ENO3M2, ENO3M3, EPO1M1, EPO2M1, EXO1M1, EXO1M2, EXO1M3, EXO1M4, EXO1M5, EXO2M1, EXO2M2, EXO2M3, EXO2M4, EXO3M1-1, EXO3M1-2, EXO3M1-3, EXO4M1, EXO4M2, EXO4M3, EXO5M1-1, EXO5M1-2, EXO5M2-1, EXO5M2-2, EXO5M3, GVO1M1, GVO2M1, IGDP, IGP, INO1M1, INO1M2, INO1M3, INO2M1, INO2M2, INO3M1, ISST, PFO1M1, PIO1M1, PIO2M1, PIO3M1, PIO3M2, PIO3M3, PIO3M4, PIO3M5, PIO3M6, PIO4M1, SAO1M1, TIO1M1, TIO1M2, TIO1M3, TIO1M4, TIO2M1, TIO2M2, TIO2M3, TIO2M4, TIO2M5, TIO3M1, TIO3M2

Mede o número de eventos culturais e artísticos integrando os campi do Cefet/RJ e outras instituições culturais e de ensino realizados

Mede o nível de fornecimento de informações (através de relatórios bimestrais) para o acompanhamento dos indicadores dos planos institucionais próprios ou ministeriais aplicáveis ao Cefet/RJ. Os planos institucionais considerados para o cálculo do indicador são: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano Diretor de Tecnologia de Informação (PDTIC), Plano de Carreira e Remuneração (PCR) e Plano Nacional de Educação (PNE)

O indicador corresponde ao número de reuniões para a análise de integração dos planos institucionais realizadas no ano

Mede a proporção de novos processos administrativos autuados de forma eletrônica (“natos digitais”) em relação aos processos autuados no ano

Mede a proporção de processos da DIRAP que foram otimizados após seu mapeamento

Mede o progresso da implantação de um sistema eletrônico integrado de gestão no Cefet/RJ

Mede a proporção de recursos orçamentários consignados na Lei Orçamentária Anual (LOA) provenientes de outras fontes que não a fonte orçamentária 100 - Recursos Ordinários (“fonte Tesouro”), exceto para pagamento de pessoal

Visa averiguar a produção do Plano Anual de prioridades orçamentárias

Mede a evolução da redução da proporção de recursos orçamentários destinados a despesas de custo fixo em relação ao ano-base de 2019

Mede a adequação dos procedimentos administrativos adotados nos processos de compras aos critérios de sustentabilidade ambiental

Mede o percentual de unidades organizacionais atingidas pelo levantamento da gestão documental

Mede o quantitativo de disponibilização e reestruturação do espaço físico dos Arquivos da instituição

Mede o nível de evolução do projeto de implantação do repositório institucional

Mede o atingimento do projetado para o acervo bibliográfico

Indica a proporção de artigos internacionais publicados anualmente nas revistas do Cefet/RJ

Mede o nível de satisfação dos servidores (docentes e técnico-administrativos), alunos de graduação e alunos de pós-graduação com a comunicação institucional

Mede o nível de disseminação da Política de Ação Afirmativa do Cefet/RJ

Mede a quantidade de eventos multicampi sobre a temática Direitos Humanos realizados nos campi do Cefet/RJ

O indicador mede o percentual de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) revisados, considerando uma validade de 5 anos

O indicador mede o percentual de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) revisados, considerando uma validade de 5 anos

O indicador mede a quantidade de grandes eventos ou reuniões significativas para o ensino

O indicador mede o nível de qualificação do corpo docente e varia no intervalo contínuo de 0 a 5, sendo 5 o conceito máximo. Para qualificar o corpo docente, é aplicada, ao número de professores (professores em exercício efetivo + substitutos + visitantes – professores afastados para capacitação ou cedidos para outros órgãos e/ou entidades da Administração Pública em 31/12 do exercício), a seguinte ponderação sem considerar o regime de trabalho (20h ou 40h semanais): 5 doutores, 3 mestres, 2 especialistas, 1 graduados

O indicador mede o nível de qualidade dos cursos da instituição (graduação). O conceito atribuído a um curso varia no intervalo de 0 a 5, sendo 5 o conceito máximo

O indicador mede a diferença do percentual de evadidos em dois ciclos de matrícula consecutivos. A leitura é feita no ano n e comparada com o ano anterior, n-1, para verificar se a meta de redução de 1%, foi atingida. Evciclo ano n-1 - Evciclo ano n ≥ 0,1. Informado de acordo com a PNP. Apenas graduação e técnico

O indicador mede a diferença percentual de alunos retidos em dois ciclos de matrículas consecutivos. A leitura é feita no ano n e comparada com o ano anterior, n- 1, para verificar se a meta de redução de 1%, foi atingida. Rciclo ano n-1 - Rciclo ano n ≥ 0,1. Informado de acordo com a PNP. Apenas graduação e técnico

O indicador mede a diferença do percentual de alunos concluintes em dois ciclos de matrícula consecutivos. A leitura é feita no ano n e comparada com o ano anterior, n-1, para verificar se a meta de redução de 1%, foi atingida. Cciclo ano n 1 - Cciclo ano n ≥ 0,1.Informado de acordo com a PNP. Apenas graduação e técnico

O indicador mede a diferença do percentual de eficiência acadêmica de dois ciclos de matrícula consecutivos. A leitura é feita no ano n e comparada com o ano anterior, n-1, para verificar se a meta de aumento de 1%, foi atingida. IEA ano n-1 – IEA ano n ≥ 0,1. Informado de acordo com a PNP. Apenas graduação e técnico

O indicador mede a quantidade de eventos de divulgação sobre mobilidade realizados por ano

O indicador mede a o percentual de vagas ociosas no ensino técnico de nível médio e de graduação

O indicador mede a quantidade de eventos de divulgação sobre os cursos técnicos de nível médio e de graduação oferecidos pela instituição.

O indicador será calculado pelo somatório do número de olimpíadas ou jogos universitários ou da rede que os alunos do Cefet/RJ participaram. Assim sendo, quanto maior o valor do indicador, melhor será o resultado alcançado

O indicador será calculado pelo somatório do número de eventos, palestras ou atividades similares sobre esportes realizadas no Cefet/RJ

Aumento percentual de público alcançado em projetos, programas, cursos e eventos, tendo como base a média de público atendido entre 2018 e 2019. PROJETO: conjunto de ações processuais contínuas, ou com o período de realização definido, de caráter educativo, social, cultural e tecnológico. PROGRAMA: conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltados a um objetivo comum. (Sistema de Dados e Informações da Extensão do FORPROEX)

Aumento percentual do número de programas e projetos que se integrem com a sociedade através de relacionamento articulado do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa na instituição com a sociedade

Aumento percentual de servidores envolvidos na elaboração, organização, execução e avaliação das ações de extensão, tendo como base a média de servidores envolvidos nestas atividades entre 2018 e 2019.

Soma da quantidade de bolsas de extensão ofertadas a cada ano pelo Cefet/RJ aos alunos, em todos os níveis de ensino, através de edital interno

Percentual de cursos de graduação que implementaram a curricularização da extensão

Percentual de documentos relacionados à Extensão criados ou revisados anualmente

Percentual de análise dos relatórios parciais e finais dos programas e projetos de extensão

Quantidade de reuniões e/ou eventos realizados por ano para discussões sobre a temática da Extensão

Aumento percentual da participação de estudantes protagonista por ano (%) em relação ao ano-base 2019

Número total de empreendimentos apoiados por ano pelas incubadoras do Cefet/RJ

Número de incubadoras nucleadas por ano no Cefet/RJ

Número de projetos aprovados em editais de fomento por ano pelas incubadoras do Cefet/RJ

Soma da quantidade de empresas conveniadas para estágio

Aumento percentual da quantidade de vagas de estágios ofertadas pelas empresas conveniadas para todos os segmentos de ensino considerando 2019 como ano base

Número de palestras e workshops realizados por ano com vistas à preparação dos estudantes para o ingresso no mercado de trabalho

Aumento percentual do quantidade de alunos que recebem alimentação de acordo com o preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e pela Política de Assistência Estudantil (ano-base 2019)

Aumento percentual da quantidade de alunos contemplados pelas bolsas ou auxílios para programas prioritários

Mede o aumento percentual das ações, eventos ou práticas em saúde, esporte e cultura realizados nos campi do Cefet/RJ em relação às metas estabelecidas em 2019

Mede o aumento percentual do quantitativo de alunos atendidos, nos três turnos, com acesso à internet, por campus com relção ao ano de ano-base 2019

Mede o índice de evasão dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica e/ou com necessidades especiais, em relação ao ano-base 2019, que foram atendidos pelos programas de assistência estudantil do Cefet/RJ

Mede o percentual de áreas do Cefet/RJ que foram treinadas e que estão executando os passos da metodologia de implementação da gestão de riscos do Cefet/RJ

Mede a proporção de processos organizacionais que foram otimizados, após seu mapeamento

Mede o nível de reestruturação da gestão de Desenvolvimento de Pessoas

Mede o nível de estruturação do modelo de organização e gestão de pessoas

Número de convênios e acordos internacionais formalizados com o Cefet/RJ

Este indicador permite visualizar o número de servidores do Cefet/RJ em mobilidade para cursos de capacitação e missões de trabalho no exterior

Número de servidores (docentes e técnico-administrativos) que participaram de eventos, projetos e associações internacionais no exterior

Este indicador mostra a quantidade de eventos realizados para a divulgação de ações de internacionalização no Cefet/RJ

Este indicador mostra o número de professores/pesquisadores e alunos estrangeiros no Cefet/RJ

Este indicador mostra o número de alunos do Cefet/RJ em intercâmbio e outras atividades no exterior

Mede o nível de promoção de melhoria das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores

Mede o nível de implantação das obras de acessibilidade nos ambientes do Cefet/RJ

Mede a quantidade de Grupos de Pesquisa cadastrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. O indicador é o número absoluto de Grupos de Pesquisa certificados (GPs). Quanto maior esse indicador, maior o número de GPs certificados para o ano considerado

O indicador corresponde ao número total da produção científica, tecnológica e artística dos Grupos de Pesquisa (GPs) cadastrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Quanto maior esse indicador, maior a qualidade da produção cientifica, tecnológica e artística dos GPs cadastrados e certificados para o ano considerado.

O indicador irá medir o número total de matrículas atendidas na pós-graduação stricto sensu: Doutorado Acadêmico (MADA), Doutorado Profissional (MADP), Mestrado Acadêmico (MAMA) e Mestrado Profissional (MAMP). Esse indicador é calculado pelo total das matrículas vigentes em 31 de dezembro do ano anterior somadas com as novas matrículas efetuadas no ano corrente. Esse indicador, portanto, contempla todas as matrículas que estiveram vigentes por, no mínimo, um dia ao longo do ano corrente. Quanto maior esse indicador, maior o número de matrículas que foram atendidas pelos cursos de pós-graduação stricto sensu no ano corrente.

O indicador irá medir o número total de matrículas atendidas na pós-graduação lato sensu: cursos de pós-graduação lato sensu (MALS). Esse indicador é calculado pelo total das matrículas vigentes em 31 de dezembro do ano anterior somadas com as novas matrículas efetuadas no ano corrente. Esse indicador, portanto, contempla todas as matrículas que estiveram vigentes por, no mínimo, um dia ao longo do ano corrente. Quanto maior esse indicador, maior o número de matrículas que foram atendidas pelos cursos de pós-graduação lato sensu no ano corrente

O indicador irá medir o número total de concluintes na pós-graduação stricto sensu: Doutorado Acadêmico (CODA), Doutorado Profissional (CODP), Mestrado Acadêmico (COMA) e Mestrado Profissional (COMP). Quanto maior esse indicador, maior o número de concluintes no ano corrente.

O indicador vai medir o número total de concluintes na pós-graduação lato sensu: Cursos de PG Lato Sensu (COLS). Quanto maior esse indicador, maior o número de concluintes no ano corrente

O indicador irá medir o número vagas ofertadas nos processos seletivos da pós-graduação stricto sensu: Doutorado Acadêmico (OVDA), Doutorado Profissional (OVDP), Mestrado Acadêmico (OVMA) e Mestrado Profissional (OVMP). Esse indicador será calculado a partir da quantidade de vagas ofertadas nos editais dos processos seletivos encerrados no ano considerado. Quanto maior esse indicador, maior o número de vagas que foram ofertadas no ano considerado.

O indicador irá medir o número vagas ofertadas nos processos seletivos da pós-graduação lato sensu: Cursos de PG Lato Sensu (OVLS). Esse indicador será calculado a partir da quantidade de vagas ofertadas nos editais dos processos seletivos encerrados no ano considerado. Quanto maior esse indicador, maior o número de vagas que foram ofertadas no ano considerado

O indicador irá medir a qualidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu de acordo com as notas atribuídas pela Capes. Esse indicador é calculado pelo somatório das notas atribuídas a todos os cursos dividido pelo número total de cursos. Vale ressaltar que notas dos cursos em funcionamento somente são alteradas no ano subsequente às avaliações quadrienais da Capes. Dessa forma, o IQCPG permanece inalterado durante o mesmo ciclo avaliativo. O IQCPG pode variar de 1 a 7. Quanto maior, melhor a qualidade dos cursos ofertados pela instituição de acordo com os critérios da Capes. Entretanto, deve-se ressaltar que esse indicador deve ser analisado criteriosamente, uma vez que a criação de novos cursos pode levar à redução do IQCPG.

Quantidade de ações (eventos/atividades/oficinas/workshops etc.) relacionadas aos sete eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que ao todo são: Compras e contratações sustentáveis, Economia e conservação de energia elétrica, Gerenciamento e uso sustentável de água e efluente, Gestão adequada de resíduos sólidos, Obras e construções sustentáveis; Deslocamento de pessoal e Qualidade de vida no ambiente de trabalho e estudo

Mede o percentual de conclusão do projeto de estruturação da rede conforme modelo hierárquico em três camadas

Mede o percentual de conclusão do projeto de modernização e ampliação da cobertura de rede sem fio institucional

Mede o percentual de conclusão do projeto de modernização e ampliação da infraestrutura de datacenter

Mede o percentual de conclusão do projeto de cabeamento estruturado do campus Maracanã

Quantidade de soluções de TI e de comunicação implementadas

Número de usuários capacitados nos serviços de TI

Mede o número de projetos de extensão e de iniciação científica desenvolvidos na área de TI para atender a demandas institucionais

Mede o percentual de licenças de softwares existentes na instituição (existentes/necesssárias)

Mede o percentual de equipamentos instalados na instituição (existentes/necessários) para a infraestrutura computacional

Percentual de atendimento de metas propostas pela EGD

Percentual do nível de satisfação com os serviços TI avaliados