Painel de Indicadores

Anos: 2022, 2023, 2024
Meses: Jan, Fev, Mar
Instituições: IFRN
Indicadores: ADP, APIs, Apr_dis, Carac_dis, CEad (MEC), COMP, CPCHEAD, CRP, DTs, EMPCESC, Estg_dis, ETC, FE_EAD, FP_EAD, GCA, GEE_dis, GEE_doc, GEE_TAE, GI (TCU), GOC (TCU), GP (TCU), ICCEM, IDCI, IDS, IEAC (TCU), IEcI (MEC), IEfet, IEnI (MEC), IGCC, IGER, I&M, IMI_dis, IMI_rec, IMI_serv, INANE, INEE, IPE, IPE-NEE, IPTC, IPTCs, IRFE (TCU), IS, ITCDl, ITCDs, ITCD (TCU), NRPI, PAS_EX, PCI, PDInfra, PEI, PEI_AP, Percep, PeuÁgua, PeuEnergia, PEX, PGPr, PMEBas, PPI, PRRM, PVEJA (MEC), PVFor (MEC), PVTec (MEC), QPPE, RA/DTI (TCU), RC/A(TCU), RCIP, RCSP, RC/V(TCU), RFP, RI/A (TCU), TC, TCCl, TE, TMCRg, TMCRt, TS_15mais, TS_ate15, VIS, Vul_q_dis

Reduzir o número de dias de afastamentos por acidentes ou doenças profissionais

Quantificar o número de ativos de propriedade intelectual e parcerias advindos da pós-graduação stricto

Acompanhar a efetividades das ações das coordenações de extensão em relação ao encaminhamento de estágios e jovens aprendizes às empresas.

Caracterização socioeconômica do público discente em atendimento ao Decreto 7234/2010. Representa o conjunto de informações relacionadas às condições de vida dos estudantes nos aspectos sociais (família, condições de saúde, moradia, transportes); econômicos (renda familiar e per capita); além das informações sobre acesso a bens e serviços (computadores, smartphones, entre outros).

Quantificar a proporção de cursos de oferta ordinária na modalidade EaD.

Identificar o nível de adequação dos servidores às atribuições de seus cargos e funções.

Identificar, dentre os cursos presenciais, aqueles que possuem disciplinas ministradas a distância, dentro dos limites legais.

Identificar processos com impacto negativo nos objetivos estratégicos institucionais. Uma vez que forem identificados os diagramas de processos com maior potencial de risco, os mesmos deverão ter seus riscos avaliados. Este indicador mensurará quantos processos tiveram seus riscos classificados e quantificados.

Medir a produção de dissertações e teses dos PPG stricto

Acompanhar o fortalecimento da cultura do empreendedorismo, cooperativismo, economia solidária e criativa na instituição.

Acompanhar a efetividades das ações das coordenações de extensão em relação ao encaminhamento de estágios e jovens aprendizes às empresas.

Quantidade de eventos técnico-científico e cultural que ocorrem nos campi do IFRN

Identificar a cobertura de oferta EAD dentre as demais, diferenciando-se pelas matrículas ordinárias e extraordinárias

Identificar a cobertura de oferta EAD dentre as demais, diferenciando-se pelas matrículas ordinárias e extraordinárias

Identificar a relação entre o total executado na instituição, com despesas de pessoal e de custeio que direta ou indiretamente contribuíram para as atividades de administrativas e acadêmicas, confrontando com o número de alunos equivalentes, no exercício corrente, ou seja, apresentar o valor aplicado por aluno, desconsiderando despesas de capital e pagamento de aposentados e pensionistas.

Acompanhar o nível de envolvimento de discentes em projetos de extensão, em relação ao pessoal total

Acompanhar o nível de envolvimento de docentes em projetos de extensão, em relação ao pessoal total

Acompanhar o nível de envolvimento de técnicos-administrativos em projetos de extensão, em relação ao pessoal total

Identificar a capacidade da instituição em realizar investimentos. Realizar acompanhamento dos gastos correntes e outros custeios, com pessoal e inversões financeiras buscando a ampliação dos gastos com investimentos.

Identificar o total destinado pela instituição para gastos de custeio, excluindo os benefícios pagos aos servidores. Realizar acompanhamento dos gastos correntes e outros custeios, com pessoal e inversões financeiras buscando a ampliação dos gastos com investimentos.

Identificar o comprometimento do total executado pela instituição com gastos de pessoal e benefícios pagos a servidores. Realizar acompanhamento dos gastos correntes e outros custeios, com pessoal e inversões financeiras buscando a ampliação dos gastos com investimentos.

Elevar o nível de adequação dos servidores às atribuições de seus cargos e funções.

Mensurar a disponibilidade da conexão do IFRN com a Internet. Indica o tempo em que o a conexão principal do IFRN com a Internet esteve disponível. Se refere ao link principal do Data Center do IFRN (Rede Giga Natal).

Mensurar o tempo em que os sistemas do IFRN estão disponíveis para utilização

Quantificar a eficiência das ofertas educacionais da Instituição, através da relação entre o número de alunos concluintes e o número de alunos ingressantes nas respectivas turmas.

Quantificar a eficiência das ofertas educacionais da Instituição, através da relação entre o número de alunos concluintes e o número de vagas ofertadas no processo seletivo para suas respectivas turmas.

Resultado deste indicador não depende da duração do curso nem da taxa de crescimento da matricula no período. Apresenta assim o percentual de concluintes dentro do prazo em relação à previsão de concluintes para o período. Em uma situação hipotética onde todos os alunos ingressantes de uma instituição concluem o seu curso no prazo previsto, o resultado desse indicador será 100.

Aferir a taxa de ocupação das vagas

Identificar o nível de comprometimento dos recursos executados na unidade com contratos continuados. Monitorar os gastos com contratos continuados e os recursos recebidos através da LOA, excluídas as despesas de pessoal e benefícios, assistência estudantil e arrecadação própria.

Identificar a relação entre a energia gerada e consumida na unidade, ou seja, o quanto do total consumido foi gerado a partir da fonte renovável solar, com a tecnologia fotovoltaica. Reduzir a dependência de fornecimento externo de energia elétrica, complementando a demanda através da geração de energia própria via fontes renováveis.

Diagnosticar e planejar as manutenções necessárias nas edificações do IFRN, objetivando prolongar suas vidas úteis. Será elaborado um plano de inspeção e manutenção para cada campus (documento técnico com orientações sobre e cronogramas com as intervenções de engenharia necessárias para a manutenção da infraestrutura física). O indicador consiste na razão entre os planos de manutenção efetivamente elaborados e implementados pela quantidade total de campi.

Acompanhar o número de discentes envolvidos em atividades de intercâmbio (mobilidade internacional).

Acompanhar o número de servidores e discentes envolvidos em atividades de intercâmbio (mobilidade internacional) recebidos.

Acompanhar o número de servidores e discentes envolvidos em atividades de intercâmbio (mobilidade internacional), enviados (por países) e recebidos.

Acompanhar a atuação dos núcleos na promoção da cultura de inclusão por meio dos planos de ação de cada campus, calculando ações realizadas/ações planejadas

Cumprir as determinações da Lei Brasileira de Inclusão no que tange às adaptações e recursos necessários para a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas, por meio do cálculo de ações atendidas/ações solicitadas

Medir a permanência e o êxito dos estudantes da instituição a partir do somatório da Taxa de Conclusão e da Taxa de Matrícula Ativa Regular. Este indicador mede a permanência e o êxito dos estudantes da instituição a partir do somatório da Taxa de Conclusão e da Taxa de Matrícula Continuada Regular. Quanto menor for o número de matrículas finalizadas sem êxito, e menor for o número de matrículas retidas, mais o resultado desse indicador se aproximará de 100%.

Medir a permanência e o êxito dos estudantes NEE da instituição a partir do somatório da Taxa de Conclusão e da Taxa de Matrícula Ativa Regular

Este indicador serve para medir a quantidade de publicações dos servidores do IFRN. Ele leva em consideração as seguintes publicações: artigos publicados em revistas, livros ou capítulos de livros e artigos/resumos expandidos publicados em anais de eventos.

Este indicador serve para medir a quantidade de publicações dos servidores de programas de pós-graduação stricto sensu do IFRN. Ele leva em consideração as seguintes publicações: artigos publicados em revistas, livros ou capítulos de livros e artigos/resumos expandidos publicados em anais de eventos

Identificar o percentual de retenção dos alunos

Captar a percepção do público interno sobre a satisfação acerca da instituição, mensurada pelas respostas ao indicador “Satisfação geral em relação à instituição” da Autoavaliação Institucional

Indicador da titulação dos professores envolvidos em programas de pós-graduação lato sensu do IFRN

Quantificar a titulação do corpo de professores que atuam na pós-graduação

Quantificar a titulação do corpo de professores com atribuição de pesos por título (graduado, aperfeiçoado, especialista, mestre e doutor).

Infornar o quantitativo de ativos de propriedade intelectual (PI) protegido pelo IFRN e parceiros

Verificar, em relação ao total de projetos de extensão, qual percentual destes são de "cunho social" ou ações de relevância social, tendo em vista atendimento a acordos de metas e perfil de ações extensionistas.

Fomentar parcerias institucionais em nível internacional e acompanhar o número de projetos de cooperação em andamento. Verificação junto aos demandantes de acordos de cooperação internacionais vigentes no IFRN (coordenadores locais de projetos internacionais) a respeito da execução de projetos de cooperação internacional decorrentes dos respectivos acordos de cooperação.

Promover o correto uso e ocupação dos Campi do IFRN, assim como planejar as obras de melhoria e ampliação dos mesmos, através de um plano para cada unidade (documento técnico com orientações que nortearão o seu desenvolvimento e expansão física, dentre outras coisas). O indicador consiste na razão entre os planos diretores efetivamente elaborados e implementados pela quantidade total de unidades.

Acompanhar o número de servidores e discentes envolvidos em eventos no exterior. Quantidade de servidores e alunos participantes de congressos, palestras, exposições, fóruns, olimpíadas de conhecimento e outros eventos de ensino, pesquisa e extensão no exterior, dentre aqueles que se encontram em mobilidade internacional (enviados e recebidos).

Contagem absoluta do número de alunos/servidores do IFRN envolvidos em eventos internacionais, considerando o edital de fomento a participação em eventos (apoio financeiro).

Captar a percepção do público externo sobre a instituição

Promover o melhor uso dos recursos naturais nos campi do IFRN, bem como conscientizar servidores, alunos e comunidade externa da importância de se preservar tais recursos, através de um plano de economia, uso eficiente e reuso de água (documento técnico com ações a serem implementadas para economia e uso eficiente de água). O indicador consiste na razão entre as ações previstas e efetivamente executadas pela quantidade total de ações previstas.

Promover o melhor uso dos recursos naturais nos campi do IFRN, bem como conscientizar servidores, alunos e comunidade externa da importância de se preservar tais recursos, através de um plano de economia e uso eficiente da energia elétrica (documento técnico com ações a serem implementadas para economia e uso eficiente de energia, dentre outros). O indicador consiste na razão entre as ações previstas e efetivamente executadas pela quantidade total de ações previstas.

Acompanhar a evolução do número de projetos de extensão cadastrados no SUAP e realizados com êxito por meio das políticas de extensão do IFRN.

Garantir a padronização dos principais processos da instituição. Visa apresentar o progresso da execução de projeto estratégico para implantação da Política de Gestão de Processos.

Quantificar o alcance da ação institucional em programas de melhoria da qualidade da educação básica pública (PIBID e Programa Residência Pedagógica)

Quantificar a produção de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidas nos campi do IFRN

Identificar processos mapeados que obtiveram redução ou mitigação de riscos. Uma vez identificados os diagramas de processos com maior potencial de risco, este indicador mensurará quantos processos sofreram intervenção para redução ou mitigação de riscos.

Quantificar o percentual de vagas ofertadas para o PROEJA, de acordo com o previsto no art. 2º do Decreto nº 5.840/2006 e observado o disposto na Portaria nº 818/2015-MEC e na Portaria nº 25/2015-SETEC/MEC

Quantificar o percentual de vagas em cursos de formação de professores, de acordo com o previsto no art. 8º da Lei nº 11.892/2008 e observado o disposto na Portaria nº 818/2015-MEC e na Portaria nº 25/2015-SETEC/MEC

Quantificar o percentual de vagas em cursos técnicos, de acordo com o previsto no art. 8º da Lei nº 11.892/2008 e observado o disposto na Portaria nº 818/2015-MEC e na Portaria nº 25/2015-SETEC/MEC

Quantificar os projetos de pesquisa aplicadas a inovação em desenvolvidos em conjuntos com entidades externas

Quantificar o número de alunos por docente em tempo integral

Quantificar a taxa de concluintes relacionada ao total de alunos

Identificar o montante de recursos privados captados e os recursos recebidos através da LOA, excluído as despesas de pessoal e benefícios. Confrontar a arrecadação realizada através de Guia de Recolhimento da União (GRU), com recursos LOA destinados ao funcionamento das unidades, comparando os totais executados

Aferir a relação entre o total de recursos públicos captados e executados por destaque orçamentário e os recursos recebidos através da LOA, excluído as despesas de pessoal e benefícios. Confrontar recursos extra orçamentários, captados através de Termos de Execução Descentralizada, com recursos inicialmente planejados e aprovados na LOA para o IFRN, comparando seus totais executados. O objetivo é identificar o percentual do total executado referente a recursos não LOA extra orçamentários para o IFRN.

Identificar o nível de interesse da clientela escolar da região

Caracterização socioeconômica do público discente em atendimento ao decreto 7234/2010

Quantificar a taxa de ingressantes, relacionada ao total de alunos

Medir o percentual de conclusão em relação ao total de matrículas atendidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos e com a quantidade de vagas ofertadas em cada período de análise. Por exemplo, em um curso com duração de 4 anos, que oferta em todos os períodos a mesma quantidade de vagas, e todos os alunos concluem no prazo, o resultado será de 25%, ou seja, este indicador somente atingirá 100% em curso com início e término no mesmo ano. Por este motivo, não é recomendável analisá-lo de maneira isolada, mas em conjunto com os indicadores TE, TMCRg e TMCRt, tendo em vista que os cinco indicadores somados contemplam todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%.

Medir a produção de TCCs dos PPG lato

Este indicador mede o percentual de matrículas finalizadas evadidas em relação ao total de matrículas atendidas. Este indicador mede o percentual de matrículas finalizadas evadidas em relação ao total de matrículas atendidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos. Este indicador é influenciado pela taxa de crescimento das matrículas no período. Somado aos indicadores TC, TMCRg e TMCRt, contempla todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%.

Este indicador mede o percentual de matrículas que ao final de cada período analisado continuam ativas, sem retenção em relação ao total de matrículas atendidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos. Este indicador é influenciado pela taxa de crescimento das matrículas no período. Somado aos indicadores TE, TC e TMCRt contempla todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%.

Este indicador mede o percentual de matrículas retidas que ao final de cada período analisado continuam ativas em relação ao total de matrículas atendidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos. Este indicador é influenciado pela taxa de crescimento das matrículas no período. Somado aos indicadores TE, TC e TMCRg, contempla todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%.

Diagnosticar quantitativamente os afastamentos para tratamento de saúde (mais de 15 dias por servidor).

Número de servidores afastados para tratamento da própria saúde - até 15 dias

Ampliar a divulgação dos cursos e do perfil dos profissionais formados pela Instituição, assim como prospectar oportunidades (estágio, jovem aprendiz, empregos, etc.) e demandas tecnológicas do setor produtivo.

Percentual de alunos com perfil de vulnerabilidade socioeconomica atendidos nos programas - alunos afrodescendentes, indígenas e quilombolas + NEE e transtornos funcionais específicos)